Planejando seus dias

Atualizado em 03/02/2017

> Dicas gerais
> Dicas para os parques Disney
> Dicas para os outros parques
> Dicas para compras


Tudo decidido?  Agora vem a melhor parte:  fazer um roteiro diário das atrações a serem visitadas.  Não que você precise ficar preso a ele como se não houvesse amanhã, mas vai lhe dar uma boa noção do que você pode fazer com o tempo disponível.  É neste ponto que você vai perceber como o tempo é pouco para tantas atrações que você deseja visitar, ou como o tempo pode ampliar-se um bocado com um pouquinho de organização!

Primeiro conselho:  Acorde cedo!  Nunca nenhum guia vai lhe dizer isso o bastante, acorde cedo!  Pelo menos metade dos turistas acordam tarde tornando as primeiras horas da manhã um paraíso de visitação principalmente nos parques! Além disso quase todos os parques Disney oferecem um pequeno show de boas vindas aos primeiros que entram nos parques (o do Magic Kingdom diariamente às 8:40h é especialmente emocionante!). E não se esqueça que em dias de muito movimento, os parques podem fechar seus portões quando atingirem a capacidade, deixando os atrasadinhos do lado de fora!

Para chegar no horário de abertura de cada parque existem alguma peculiaridades que você deve saber:

1.  O estacionamento do Magic Kingdom fica distante do portão do parque. É preciso que você ainda pegue o monorail ou a balsa para chegar ao parque. Isso significa que além do tempo do trajeto entre o seu hotel e o estacionamento você deverá acrescentar pelo menos mais 20 minutos para o transporte até a frente do parque;

2.  Já o estacionamento dos parques da Universal fica em um edifício-garagem um pouco distante da entrada de ambos os parques.  Acrescente pelo menos 10 min ao seu tempo de percurso;

3.  Se você não tem ainda o seu ingresso e pretende comprá-lo na entrada do parque não esqueça de adicionar mais uma meia hora no seu planejamento;

4.  Logo no primeiro dia que você for visitar um parque você terá uma boa idéia do tempo de percurso da porta do seu hotel até os portões dos parques, mas abaixo encontra-se uma tabela com a estimativa média de tempo de percurso dos diversos pontos da cidade aos parques (Atenção!  Esta tabela refere-se aos tempos de percurso em épocas de baixa e média temporada na cidade, na parte inicial da manhã e sem acidentes ou qualquer outro problema extra de trânsito).




Planeje seu roteiro! Para que você possa fazer o seu roteiro é necessário que se familiarize com os diversos horários dos parques, já que é neles que você vai passar a maior parte dos seus dias.  Também é importante planejar quais as atrações que sua família deseja ver (para isso consulte as páginas referentes a cada parque).

Excetuando-se a altíssima temporada em que os parques podem abrir até 1 hora antes, na maioria dos dias do ano os parques abrem às 9h da manhã.

Parques como o Magic Kingdom e o Epcot merecem um dia inteiro de visitação, às vezes até mais de um dia, para serem curtidos na sua totalidade.  Já o Hollywood Studios, o Animal Kingdom, a Universal Studios, o Islands of Adventure e o Sea World são parques que merecem uma boa avaliação sua, com a finalidade de decidir quais as atrações que você deseja ver e definir se vai ficar até o fechamento ou vai sair antes do horário de fechamento. A importância disso é poder planejar outras atrações no final do dia destes parques, por exemplo:  visitar o Walmart ou a Target, comer num restaurante da sua escolha, etc... Na realidade, muito raramente vemos pessoas dispostas a encarar todas as atrações oferecidas num determinado parque, algumas são radicais demais outras infantis demais, então permanece o fato de que, se você não pretende ver todas as atrações disponíveis nem ficar para os shows noturnos, o seu dia pode ser ainda mais proveitoso!  Atente para o detalhe que, com exceção das grandes lojas como (Walmart, Walgreens...) que ficam abertas 24hs, todas as demais lojas, shoppings e restaurantes nos EUA fecham aproximadamente às 10/11hs da noite! 

Fique de olho na previsão do tempo!  Se você não se importa em se molhar, esqueça o que acabei de dizer.  Caso contrário, dedique os dias de chuva para as compras e deixe os ensolarados para os parques.  A visitação dos parques sem chuva é bem mais agradável e as fotos saem bem mais bonitas!  O bom é que raramente chove muitos dias seguidos em Orlando! Nos meses de verão saiba que quase todos os dias no final da tarde chove rapidamente.  Mas como em tudo existe um outro lado, os dias de chuva são bem mais vazios nos parques. O site do Weather Channel traz previsão do tempo com até 10 dias de antecedência para você se programar: 
    


DICAS PARA OS PARQUES DISNEY

Os hóspedes dos hotéis Disney tem algumas vantagens, entre elas o chamado Extra Magic Hours.  Este benefício permite que todos os que estão hospedados em hotéis da propriedade Disney possam entrar 1 hora antes ou ficar até 3 horas depois do fechamento do parque designado para Extra Magic Hours naquele determinado dia.  Então existe o Extra Magic Hours Morning e o Extra Magic Hours Evening.  No Extra Magic Hours Morning os hóspedes podem entrar 1 hora antes do público no parque designado e no Extra Magic Hours Evening os hóspedem podem curtir o parque depois do seu fechamento ao público por até 3 horas a mais!  Os dias de Extra Magic Hours para cada parque além dos horários de abertura e fechamento dos mesmos são publicados pelo site da Disney  com aproximadamente 6 meses de antecedência. 
Para consultar: (http://disneyworld.disney.go.com/calendars/).

Portanto se você ficar hospedado em um hotel Disney, aproveite esse benefício mas se você não é hóspede da Disney evite o parque esquematizado para Extra Magic Hours a todo custo.  Lembre-se que são 23 hotéis de propriedade da Disney e isso significa aproximadamente 25.000 quartos que mesmo numa época de baixa ocupação traduz-se em no mínimo 20.000 a 30.000 hóspedes nos hotéis Disney e...aproveitando a vantagem do Extra Magic Hours!  Traduzindo:  Se você não está hospedado num hotel Disney e decidir ir a um parque designado para o Extra Magic Hours Morning por exemplo, quando os portões se abrirem para você, aquele parque já estará lotado de hóspedes Disney!          

O esquema do Extra Magic Hours para Fevereiro, Março, Abril e Maio/2017 encontra-se abaixo:

Mês
Magic Kingdom
Epcot
Hollywood Studios
Animal Kingdom
Fevereiro
Manhã:
Dias 03, 10, 17 e 24

Noite:
Dias 08, 15 e 22
Manhã:
Dias 09, 16 e 23


Noite:
Dias 07, 14, 21 e 28
Manhã:
Dias 05, 12, 19 e 26

Noite:
Dias 03, 10, 17, 24
Manhã:
Dias 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27
Março
Manhã:
Dias 03, 10, 17, 24 e 31

Noite:
Dias 01, 08, 15, 22 e 29
Manhã:
Dias 02, 09, 16, 23 e 30


Noite:
Dias 07, 14, 21 e 28
Manhã:
Dias 05, 12, 19 e 26




Manhã:
Dias 04, 06, 11, 13, 18, 20, 25 e 27
Abril
Manhã:
Dias 07, 09, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21 e 28

Noite:
Dias 05, 12, 19 e 26
Manhã:
Dias 04, 13, 20 e 27

Noite:
Dias 06, 11, 18 e 23
Manhã:
Dias 02, 09, 16, 25 e 30


Manhã:
Dias 01, 03, 08, 10, 15, 17, 22, 24 e 29
Maio
Manhã:
Dias 05, 12, 19 e 26

Noite:
Dias 03, 10, 17, 24 e 31
Manhã:
Dias 04, 11, 18, 25

Noite:
Dias 02, 09, 16, 23 e 30
Manhã:
Dias 07, 14, 21 e 28

Manhã:
Dias 01, 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27 e 29


Além do horário, outra variável na lotação dos parques Disney é o dia da semana. Os finais de semana costumam ser mais cheios que os dias de semana. Além disso existem outras particularidades. Por exemplo: como o primeiro parque a ser visitado pela maioria das famílias ao chegar a Orlando geralmente é o Magic Kingdom e levando-se em consideração que as famílias preferem viajar em finais de semana, as Segundas-feiras são mais lotadas neste parque. Já o Epcot pode ter dias de semana cheios por excursões escolares. As variáveis são tantas que é mais fácil dizer quais os dias mais calmos em cada parque Disney:

Parque
Melhores dias de visitação
Magic Kingdom
Terça  e Sábado
Epcot Center
Segunda, Sábado e Domingo
Hollywood Studios
Segunda e Quinta
Animal Kingdom
Quinta, Terça e Quarta

E lembre-se que em caso de chuva as filas das atrações "encolhem" como por milagre!  E se você não deseja ver as paradas, aí está outro momento de ouro para ver aquela atração tão desejada que estava com fila de mais de 2 horas antes da parada!

Falando em paradas, se você deseja vê-las, e elas na sua grande maioria valem a pena ser vistas, prepare-se para reservar seu lugar com pelo menos 30 min de antecedência (para mais detalhes consulte as páginas dos parques). 



DICAS PARA OS OUTROS PARQUES


Os parques da Universal (Universal Studios e Islands of Adventure) geralmente encontram-se mais vazios de Segunda a Quinta-feira, assim como o Sea World

O Sea World tem uma peculiaridade que funciona a nosso favor: é um parque com uma quantidade enorme de atrações com horários marcados (shows de animais marinhos) o que permite a visitação nos finais de semana ou outros dias cheios.  É só ter o cuidado de fazer as atrações com filas assim que entrar no parque e deixar as com horário marcado para o final.

O estacionamento dos parques da Universal como já mencionado é vertical ao contrário de todos os outros parques de Orlando, ou seja, o estacionamento está localizado num edifício-garagem, um pouco distante dos parques.  Então no dia de visitação destes parques não esqueça de computar o tempo da caminhada do edifício-garagem até o portão dos parques.

O Islands of Adventure, um dos parques da Universal, possui uma área dedicada ao fenômeno Harry Potter, The Wizarding World of Harry Potter - Hogsmead, e como você deve imaginar essa é uma área muito concorrida!  Portanto ao entrar no Islands of Adventure, dirija-se primeiramente a esta área para só então curtir o restante do parque.

Desde 08 de julho de 2014 o grupo Universal inaugurou a segunda fase da área dedicada à Harry Potter, desta vez construída no parque Universal Studios e chamada The Wizarding World of Harry Potter - Diagon Alley. Não é preciso dizer que esta área está absolutamente congestionada e deve ficar assim pelos próximos meses.  Planeje chegar com antecedência e se dirigir primeiramente a esta área ao entrar no parque (maiores detalhes na página - Universal Studios).

Parques aquáticos podem tradicionalmente ser curtidos em meio dia e fecham em parte da temporada de inverno no hemisfério norte.
       


DICAS PARA AS COMPRAS

A visitação de shoppings de fábrica (Orlando Premium Outlets International ou Vineland) e shoppings tradicionais (Florida Mall, Mall of Millenia por exemplo) necessitam de pelo menos meio dia de "bateção de pernas"... para cada um!  O melhor, se você pretende fazer muitas compras, é planejar as compras em um shopping maior e caso sobre tempo completar o dia com uma visita ao sempre atraente Walmart ou a uma loja específica que você deseje visitar (loja de bebê, eletrônicos, etc...).

Você já deve ter ouvido falar que o que identifica os brasileiros num shopping de Orlando é a mala! É isso mesmo:  como amamos as compras em Orlando, ao chegar nos shoppings, principalmente os Outlets, os brasileiros compram antes de mais nada uma grande mala e só depois partem para as compras.  Assim você poderá carregar suas compras confortavelmente dentro da sua mala novinha e não precisará ficar fazendo diversas "viagens" ao seu carro.  Se você acredita que isso é um grande mico, tudo bem!  Vá sem mala e aproveite do mesmo jeito! Aqui é bom comentar sobre um fenômeno desagradável que vem acontecendo em Orlando desde que os brasileiros inundaram a cidade...o roubo de coisas deixadas dentro do carro. Portanto não dê bandeira como por exemplo chegar cheia de sacolas da Apple ou da Best Buy ou qualquer outra marca importante, deixar tudo no seu porta-malas e sair para mais compras. Principalmente no Florida Mall e em alguns Outlets isso é um grande risco atualmente!

A grande maioria dos shoppings e outlets tem promoções além dos incríveis descontos que você vê nas vitrines e araras.  Para ter acesso a estas promoções e descontos ao entrar no shopping dirija-se ao Customer Service (Atendimento ao Cliente) e solicite o seu coupon de descontos ou procure online antes de embarcar. Algumas lojas oferecem descontos exclusivos para brasileiros como é o caso da Macy's (também no Customer Service da loja).


                     
       

2 comentários:

  1. Eu pensei que tinha as previsoes do tenpo mas nao tem .mais nao vou deixar de dar um elogio bom ate que as dicas sao boas recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite e bem vindo(a)!
      Obrigada pelos elogios!
      Como mencionado acima, se você entrar no link do The Weather Channel (http://www.weather.com/weather/tenday/USFL0372:1:US), talvez o melhor site de previsão de tempo do mundo, você terá a previsão dos 10 próximos dias em Orlando o que é o máximo que qualquer site de previsão do tempo fornece.
      Estou à disposição para qualquer dúvida!

      Excluir