Antes de fazer as reservas

Atualizado em 03/02/2017

> Passaporte
> Visto americano
  

Para viajar aos Estados Unidos da América onde encontra-se Orlando e Walt Disney World é necessário ter em mãos passaporte e visto americano para entrada no país.

Como a marcação para a emissão do passaporte pode demorar, por vezes, mais de dois meses e do visto americano em algumas épocas mais de um mês, é altamente indicado que você pense em dar entrada nestes documentos com a maior antecedência possível, no mínimo 4 meses antes da data programada para a sua viagem.

Para tirar seu passaporte, vá para o site: 
https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte&UF=DF&CD_MUNICIPIO=9701&CD_LOTACAO=274
Esse é o site oficial da Polícia Federal para a emissão de passaporte.  Preencha o formulário online e agende seu comparecimento ao posto de sua escolha.
   
Quando você acabar de preencher o formulário na página da Polícia Federal é só imprimir o formulário e a Guia de Recolhimento da União também conhecida como GRU que é a taxa para a emissão do seu passaporte.  O valor da taxa é de R$ 257,25 e pode ser paga em qualquer agência bancária, internet banking e lotéricas.

Agora é só comparecer no dia e hora marcados no posto agendado para a emissão do seu passaporte.  Neste dia não esqueça de levar os documentos obrigatórios:  Identidade válida e nítida, título de eleitor com as obrigações em dia, CPF, passaporte anterior se tiver, comprovante do serviço militar para homens e é claro o formulário impresso e a GRU paga. Para crianças e casos especiais consulte o site da Polícia Federal para ver a lista dos documentos necessários.  Não é necessário levar foto, ela será tirada no próprio posto.

Por fim será agendada uma data de retorno para pegar seu passaporte, geralmente em até 6 dias úteis.

Esta é a nova “cara” do nosso passaporte:  


     
Uma vez com o passaporte na mão, é hora de tirar o visto americano, tarefa esta mais trabalhosa que o passaporte.

Atenção!  O emissão do visto americano sofreu modificações importantes desde o dia 30 de abril de 2012.

Para começar, entre no site: http://ceac.state.gov/genniv/ e preencha o formulário DS-160. Embora o formulário esteja em inglês, basta aproximar o mouse de cada frase e ela será traduzida. Seja sempre sincero.  Não esqueça que os americanos são, na sua maioria, muito corretos e acreditam sempre até o momento em que comprovam uma mentira então, não acreditam nunca mais. Isso traduzido significa:  se você mentir na aplicação do visto e for pego na mentira terá seu visto negado para sempre. Imprima o formulário e a página de confirmação.

A embaixada americana tinha um video explicando todo o processo de preenchimento do formulário e de solicitação do visto mas infelizmente retirou do ar.  Descobri esse no Youtube e achei que de todos é o mais detalhado e menos chato...:)




Em seguida é preciso entrar no site do visto americano para fazer um cadastro e pagar a nova taxa de U$ 160,00. (http://brazil.usvisa-info.com). Essa taxa é única e substitui todas as antigas taxas: a taxa para informações e marcação, a taxa de emissão de visto e a taxa de envio. A taxa pode ser paga no site (http://brazil.usvisa-info.com) através de cartão de crédito, por telefone (3956-9617 ou 3958-0187) ou ainda por boleto bancário emitido também no site acima.

O próximo passo são os agendamentos (isso mesmo, plural, são dois agendamentos!).  Agora é necessário marcar horário para a coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) num CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) e marcar horário para a entrevista consular.  Ambos os agendamentos podem ser feitos pelo site ou pelo call center (3956-9617). O CASV do Rio de Janeiro situa-se na Rua Humaitá, 275 - Humaitá.  O agendamento do CASV sempre precede o do consulado.

Ao se dirigir ao CASV no dia e hora agendados não esqueça de levar o seu passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160.

Por fim, dirija-se ao consulado para a sua entrevista no dia e horário agendados levando consigo seu passaporte válido, passaportes anteriores com vistos antigos e o formulário DS-160.  Também é prudente levar documentos que comprovem fortes vínculos com o Brasil como carteira de trabalho, declaração do imposto de renda, contracheques, certidão de casamento, extratos bancários, documento do carro, documento de bens, declaração da escola ou do empregador etc...  Após a entrevista é só aguardar que seu passaporte será enviado para o seu endereço em 3 a 5 dias úteis.
   
Tanto na visita ao CASV como na entrevista é bom ter consigo a comprovação do pagamento da taxa, embora em nenhum momento no site eles solicitem que você a apresente.
   
As pessoas que estiverem apenas renovando seu visto (com vistos posteriores a 2008) estarão isentas da entrevista e só precisarão comparecer ao CASV. (esse benefício foi recentemente limitado aqueles que estão com seu visto anterior válido ou expirado há menos de 48 meses).

Esta é a aparência do visto que será anexado ao seu passaporte:



UFA!!!  Acabou a papelada!  Então agora é hora de curtir!

6 comentários:

  1. Obridada pelas dicas! As informações e o vídeo foram muito úteis.

    ResponderExcluir
  2. A Dr Graça estava doida tentando fazer o passo a passo, agora está muito feliz, pois já esta na etapa do agendamento...obrigada beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa sorte pra Graça! Qualquer dúvida fala com ela que estou à disposição!

      Excluir
  3. Mariana ABBR16/07/2015, 09:05

    Acabei de sair do CASV, semana que vem será a entrevista, to mto nervosa Emília, acho que nem durmo direito semana que vem =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariana! Tadinha...a gente fica assim mesmo mas deixa eu te dizer uma coisa: eles têm muito respeito pelas profissões na área da Saúde e tendem a não bloquear o visto para pessoas com esse perfil. Então fique calma e qualquer coisa me liga. Beijocas.

      Excluir